Produção de Conteúdo para o Instagram: Como fazer?

por | abr 28, 2021 | Empreendedorismo

Uma das etapas mais difíceis para quem está começando a empreender é a de lidar com todos os processos do negócio e ainda ter que fazer a produção de conteúdo para o Instagram e para as redes sociais. E como estar na internet é essencial para as marcas, atualmente a criação de conteúdo se torna uma tarefa desafiadora, que pode acabar ficando em segundo plano.

Dedicar um tempinho para os conteúdos nas redes sociais pode não só trazer mais resultados nas suas vendas, como fortalecer a sua marca no mundo e te aproximar dos seus clientes. E esse processo pode ser criativo e prazeroso, se você organizar direitinho!

Existem algumas etapas em um bom planejamento de conteúdo que trazem bons resultados e te ajudam a economizar tempo. Hoje, vamos explorar melhor essas etapas e conhecer ferramentas que te auxiliam nesse processo!

Primeiro passo: Planejamento.


Postar por postar não faz sentido, por isso é essencial que você defina seus objetivos, pautas e organize suas ideias. Não entra nessa de postar todo dia, só porque te disseram que isso é importante, porque será um trabalho desgastante que te trará poucos resultados.

1. Identifique seu público!

Como é a pessoa que busca pelo que sua marca oferece? O que essas pessoas gostariam de saber? Quais problemas essas pessoas possuem? O que pode atrair quem ainda não é seu cliente? O que pode fortalecer o relacionamento da marca com os clientes? Você deverá refletir sobre essas questões para entender melhor qual será o foco da sua criação de postagens.

Desde já crie formulários e converse com seus clientes para conhecer quem consome o seu produto ou serviço para só então criar um conteúdo cada vez mais encantador.

2. Coloque as ideias no papel 

Depois de ter uma noção maior de quem é o consumidor da sua produção de conteúdo no Instagram, agora é hora de colocar a mão na massa! Primeiramente, escolha um momento para colocar qualquer ideia de conteúdo no papel (literalmente qualquer ideia, sem julgamentos). 

Se você tem dificuldade com o processo criativo, veja nossas dicas sobre Como Driblar o Bloqueio Criativo!

3. Defina sua linha editorial de conteúdo

Dedique algum tempo para a tarefa acima e, no dia seguinte, parta para a etapa dois: selecionar as melhores ideias e colocá-las em mapas mentais, para agrupar por categorias.

Um mapa mental é um tipo de diagrama que ajuda a conectar ideias, ou seja, nele você pode dividir as ideias em nichos (dicas, notícias, divulgação de produtos, bastidores, etc) e visualizar melhor o que será preciso para criar cada um desses conteúdos. O resultado desse processo é sua linha editorial de conteúdo!

mapas mentais miro
Exemplo de Mapa mental no MIRO. Fonte: Miro.com

Dois sites ótimos para criação de mapas mentais gratuitos são o Mind Meister e o Miro. Existem formatos diferentes e você pode compartilhar o seu projeto com outras pessoas da sua equipe!

4. Organize a Produção de Conteúdo para o Instagram 

Logo depois, é hora de definir os formatos de cada post e as datas que serão publicados.  

Primeiramente, você precisa entender qual o seu tempo disponível para dedicar à produção de conteúdo para o Instagram e para outras redes e com que antecedência você consegue deixar ele pronto. Uma semana antes? Três dias antes? Vai produzir o máximo pra ter conteúdos prontos por 15 dias? Tente encontrar um equilíbrio entre o tempo livre para essa função e o tempo que você levará para criar cada conteúdo. 

As ideias são os pensamentos mais gerais e iniciais do seu planejamento de conteúdo, portanto você terá que afunilar e trazer mais detalhes a essas ideias para definir exatamente sobre o que será o conteúdo e qual o formato (vídeo, post de blog, carrossel, IGTV, stories, reels, etc).

Você pode colocar as suas pautas em plataformas como o Trello ou o Asana. Nas duas ferramentas, além de separar seus projetos em quadros, também é possível inserir textos, anexos, comentários e agendar as datas de cada publicação em um calendário. Ambas as plataformas, certamente ajudam nesse processo!

Calendário de conteúdo no Asana. Fonte: Asana.com

Agora é hora de criar!

Quem cria, ou já criou, conteúdo sabe o quão trabalhoso isso pode ser. A maior dica que você pode extrair daqui é: para produzir bons conteúdos você tem que ver bons conteúdos. Veja a seguir as etapas de criação!

5. Pesquise e crie

Com as pautas organizadas, você realizará uma pesquisa de campo sobre o tema das suas postagens. Pesquise em blogs, sites, livros e perfis semelhantes ao seu nas redes sociais. Antes de mais nada, busque entender mais sobre o assunto que será abordado e procure deixar o post mais interessante para o seu público.

Enfim chega o momento da criação! Aqui você deverá trabalhar em duas coisas: o texto e a arte. 

Para elaborar o seu texto, você pode usar ferramentas como o Docs do Google. Você organizará melhor seus projetos textuais e terá tudo na web para trabalhar de onde quiser.

Já na criação das artes as melhores opções para quem está começando são as plataformas que já têm artes prontas para edição. O Canva ou o Adobe Spark são duas plataformas simples de design e possuem versões gratuitas para o uso.

Ah! E principalmente, não se esqueça de revisar o conteúdo antes de postar. Veja se tem algum erro ortográfico ou mesmo conceitual.

Pronto, bóra postar!

6. Hora de programar seu conteúdo!

O seu post ficou prontinho para ser publicado, o que vem agora? Uma das etapas mais importantes para quem procura um planejamento de conteúdo digital eficaz: o agendamento das postagens.

A publicação do seu conteúdo pode ser feita através do O Estúdio de Criação do Facebook , uma ferramenta gratuita que possibilita a programação de conteúdos no Instagram e no Facebook e, portanto, te ajuda economizar bastante tempo. Basta subir o conteúdo do post e escolher data e hora da postagem. 

7. Inclua hashtags estratégicas e acompanhe os dados

Lembre-se de incuir no post (na legenda ou nos comentários), as hashtags mais relevantes para o seu nicho e após a publicação acompanhe seus dados. Tente entender qual a mensagem que os números estão tentando te passar para que você melhore, diariamente, seu conteúdo. Não leve os números para o pessoal, tente aprender com eles e os utilize a seu favor!

Faça o melhor planejamento pra você

As etapas de planejamento de conteúdo que sugerimos no post não são uma regra, mas uma das várias opções que podem facilitar o seu trabalho nessa área. Afinal, o importante é testar o que funciona seu dia! Inclua novas etapas, elimine etapas que te atrapalham, use ferramentas que realmente funcionam e te ajudam a economizar tempo. Investigue o seu processo de criação e, principalmente, não se cobre tanto. Um passo de cada vez!

Quer mais dicas sobre planejamento de conteúdo? Então já aproveita para seguir o nosso perfil no Instagram. E conheça nosso curso completo para pequenas marcas que querem conquistar mais público e crescer com sustentabilidade e estratégia.

Artigo escrito por: Yasmin Araújo

Artigo escrito por: Yasmin Araújo

28 de abril de 2021

Jornalista amante da criação de conteúdo online e apaixonada pelo mundo do empreendedorismo. Trabalha para que marcas conscientes e negócios sustentáveis sejam grandes referências no futuro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos produtos

Consultoria

 

Check-up curso online

Você também vai gostar de ler 👇 

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.