Quero ler mais, mas não tenho tempo: como fazer?

por | jul 19, 2021 | Dicas de estudo, Organização

No mundo caótico em que vivemos, com prazos e metas, além das cobranças inalcançáveis de produtividade, parece improdutivo encontrar um momento do dia para sentar no sofá e ler um livro. Mas esses momentos são extremamente necessários para que os outros fluam com mais leveza, por isso precisamos encontrar a melhor forma de encaixá-los na nossa rotina. Mas o que fazer quando você quer ler mais, mas tem pouco tempo?

Ao longo da minha jornada como leitora, fui aprendendo e percebendo coisas que me ajudaram e ajudam até hoje a praticar esse hobby que tanto amo. Como o objetivo é levar a literatura para o mundo, nada melhor que compartilhar essas dicas com vocês!

1. Encontre o momento ideal no seu dia para ler mais

Para que a leitura se torne parte da sua rotina e você consiga ler mais mesmo com pouco tempo, analise em qual momento do seu dia você consegue um tempo e espaço para isso. Pode ser ao acordar, no seu horário de almoço ou logo antes de dormir. 

Separa um momentinho e bóra pra leitura 🙂

Não precisa ser muito tempo, mas deve ser um momento em que você consegue se concentrar no livro e fazer disso parte da sua rotina. Você pode ler um capítulo, uma página ou apenas um parágrafo por dia. 

Rapidinho você transforma isso em um hábito e sente falta quando não lê aquelas páginas!

2. Leve seu livro para passear

Os nossos dias acabam sendo sempre imprevisíveis, precisamos resolver coisas, ir a lugares, pegar um transporte e, quase sempre, temos que esperar um pouco. 

Por isso, é interessante colocar sua leitura atual (ou a que você quer começar) na bolsa ou carro, pois dessa forma, quando encontramos esses momentos ociosos, ao invés de pegar o celular, você pode ler algumas páginas do seu livro.

3. Escolha um livro que te prenda

Se você não costuma ler e quer desenvolver o hábito, não é bom tentar criar isso com uma leitura de estudo ou trabalho, nem com um livro muito complexo. 

Brick – The middle – um leitor maravilhoso 🙂

Vá a uma livraria, folheie livros, leia sinopses, ou busque indicações de amigos ou páginas literárias (@bel.books) e encontre algo que você sabe que vai gostar e que vai te prender. Livros de suspense ou românticos sempre são uma ótima pedida.

Toda leitura é válida e não precisamos ser produtivos o tempo todo. Então, se você quer ler um livro que vai te fazer rir, se joga!

4. Remova as distrações para ler mais

Nesse mundo de notificações constantes, eu sei que essa é uma tarefa difícil, mas ajuda muito quando queremos nos desligar do mundo e concentrar em um livro. 

Se você sente aquela ansiedade de olhar o celular (eu mesma sou culpada disso), é interessante deixar ele em outro ambiente, desligá-lo ou fazer uso de timers ou aplicativos que monitoram o tempo, para que você crie um objetivo e evite dar uma olhadinha enquanto lê. 

O Forest é um aplicativo bem interessante para quem quer focar em qualquer atividade. Você planta uma árvore virtual e estabelece o tempo no qual essa árvore ficará crescendo. Enquanto isso, você não pode mexer no celular, senão sua árvore morre. Na realidade não acontece nada, mas te garanto que isso é o suficiente para que você queira que sua plantinha cresça. 

5. Tente eliminar o barulho

Eu sei que essa é mais complicada, pois muitas vezes não conseguimos controlar os barulhos a nossa volta, seja da rua ou mesmo dentro de casa, como pessoas e animais. Mas se houver a possibilidade, recomendo o uso de abafadores de som nos ouvidos, se você prefere o silêncio, ou mesmo um fone com música tranquila, que até acabam dando um clima para o livro.

Recomendo muito playlists de foco ou Lo-fi no Spotify ou Youtube. São aquelas musiquinhas relaxantes, normalmente apenas instrumentais, que são ótimas para focar e até para dormir!

6. Não se cobre demais

E por último e talvez mais importante, não se cobre quando você não conseguir encaixar a leitura no seu dia. 

Como eu disse, não precisamos ser produtivos o tempo todo e a leitura não pode ser um peso na sua rotina, ela deve ser algo que você busca exatamente para fugir do mundo e entrar em inúmeros outros. 

Se você não conseguir ler em algum dia, tá tudo bem, amanhã ou depois você tenta de novo! Se esforce, mas não force. Aos poucos você vai conseguir ler mais, mesmo com pouco tempo! 🙂

E é isso que quero trazer para vocês falando sobre livros por aqui, mostrando que esse universo é imenso e maravilhoso!

Se quiser mais dicas, informações literárias e principalmente indicações, aproveita pra me seguir no Instagram e pode mandar mensagem à vontade. Vamos conversar!

E aproveita e dá uma olhada nos outros artigos publicados no blog da Pivo! E conheça os cursos e serviços para quem empreende

Artigo escrito por: Bel Terenzi

Artigo escrito por: Bel Terenzi

19 de julho de 2021

Designer, apaixonada por literatura e por tudo que esse mundo pode nos proporcionar. Trabalha com produção de conteúdo e está sempre buscando descobrir novos mundos através dos livros e compartilhar essas experiências. Siga no Instagram: @bel.books

9 Comentários

  1. Avatar

    A sexta dica é a mais importante de todas!

    Responder
  2. Avatar

    Acho que pra mim o mais difícil é não se cobrar, minha vontade era ler um livro por semana mas no fim só me enrolo e não leio nem um por mês e acabo ficando triste

    Responder
  3. Avatar

    Adorei a matéria e, especialmente, as dicas do Forest e músicas… Muito bom! Parabéns!!

    Responder
  4. Avatar

    Excelentes dicas.
    Vou usá-las no meu dia-a-dia.
    Parabéns !!!

    Responder
  5. Avatar

    Adorei!

    Responder
  6. Avatar

    Ameiiii!!! Ótimas dicas 🥰🥰

    Responder
  7. Avatar

    Ótimo artigo, gostei da leveza em uma época que até a diversão tem que ser produtiva! Vou usar as dicas, adorei as playlist!

    Responder
  8. Avatar

    Adorei a matéria!! Achei as dicas incríveis, especialmente para mim que não sou muito de ler livros e tudo me distrai hehehe. Vou aderir pq é algo que quero colocar na minha rotina!

    Responder
  9. Avatar

    Ótimo artigo, muito bem escrito e muito atual com o mundo de hoje! Me identifiquei muito com as dicas!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos produtos

Consultoria

 

Check-up curso online

Você também vai gostar de ler 👇 

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.