Fotografia de produto : 6 motivos para fazer boas fotos e vender mais

por | ago 17, 2021 | Empreendedorismo

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Rede Pivo pelo convite para ser uma das colunistas aqui do Blog. É um prazer imenso fazer parte dessa rede incrível que eu tanto admiro e que agora, além de leitora, passo a estar do outro lado contribuindo um pouco do que eu sei como criativa, empreendedora e analista de conteúdo. Espero que goste do conteúdo e que este seja o primeiro de muitos artigos por aqui. Neste primeiro post aqui para o Blog da Rede Pivo, resolvi compartilhar com você os 6 principais motivos para você fazer uma boa fotografia de produto. Bora lá?

1 – “Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Eu costumo dizer que a fotografia dos seus produtos, são como a vitrine da sua loja no mundo digital.

É importante ter em mente que seu cliente é impactado por outras milhões de imagens (inclusive a dos seus concorrentes) a cada vez que ele acessa a internet. 

2 – A aparência das suas fotos dizem muito sobre o seu produto, sua marca e seu modo de trabalhar.

Para e pensa! Quantas vezes você deixou de comprar um produto por causa da foto exibida e pensou: “Nossa! Se a foto é assim, imagina o produto?” 

Pois é! Assim como você, seus clientes quando buscam comprar algo pela internet querem rapidez e quanto mais rápido eles forem impactados, melhor. E sabe quem exerce esse papel de impacto? Sim! A fotografia. 

Mesmo que você tenha levado horas para produzir suas peças ou que tenha usado os melhores materiais do mercado, nada disso vai ser levado em conta se a foto não for boa o suficiente para atrair seu cliente. Pode parecer cruel, mas é real. As pessoas julgam sim através das imagens durante o processo de compra. E você também faz isso, não é?

3 – Fotos ajudam a vender sonhos, não apenas um produto. 

Fotos são capazes de despertar desejos nas pessoas e quanto mais bonitas elas forem, maiores serão as chances de te impactarem e fazerem você adquirir algo que talvez nesse precisasse naquele momento. A prova disso é o mercado bilionário da publicidade.

Crie composições de foto que expressem todo o potencial dos seus produtos! (Fotografia: Diany Novelli/Cahandmade)

4 – Boas fotos movem, influenciam e geram engajamento.

Lembre-se: a sua foto conta uma história! Por isso, quando for clicar os seus produtos, busque através da composição fotográfica, usar elementos que estejam relacionados a mensagem que você gostaria de transmitir.

Por exemplo: se você vende produtos para criança, coloque o seu produto como peça central e acrescente objetos relacionados ao universo infantil em volta dela. Mas cuidado! Tome cuidado para não “poluir” demais o seu cenário e tirar a atenção do que interessa: seu produto. 

Ter equilíbrio é fundamental durante esse processo de criação.

5 – As pessoas estão cansadas do mesmo e uma boa fotografia de produto é capaz de fazer você se destacar da concorrência.

Tente fugir de “modinhas”. Simples assim! 

Não saia fazendo o que está na moda, só porque está na moda. Muitas vezes, o que funciona para o outro, não vai funcionar para você. Isso vale para a fotografia de produto e para a vida. Pessoas que se destacam, são aquelas que fogem de padrões e você quer se destacar. Não é mesmo? Então seja autêntico, faça do seu jeito e deixe a sua marca.

Aproveita e dá uma olhada nesse post no Insta da Rede Pivo, que fala sobre como se diferenciar num mundo onde tudo está tão igual.

6 – Você não precisa de muito para fazer uma boa fotografia de produto.

Posso dizer com o peito aberto que eu sou prova viva disso. 

Quando produzia peças artesanais (Sim! Eu também já fui artesã), eu não tinha dinheiro para contratar um fotógrafo profissional para clicar as minhas peças e isso não foi motivo para eu deixar de fotografar os meus produtos. Pelo contrário! Peguei o meu celular, um pedaço de MDF pintado de branco e saí pela casa em busca de luz e fazendo vários cliques.

Errei muito mais do que acertei e com esses erros, fui aprimorando mais e mais o meu olhar a ponto de as minhas fotos fazerem mais sucesso que meus produtos. 

Foi aí que vi uma nova oportunidade de negócio e passei a ensinar o que eu aprendi sozinha através da fotografia de produto com o celular.

Moral da história: comece com o que você tem! Mas comece! Não espere pela perfeição porque ela não existe. Erre, tente de novo, erre novamente e tente quantas vezes mais for preciso. Pratique sempre e não desanime. Eu sei que não é fácil, mas é importante!

Trate as suas fotos com o mesmo carinho e cuidado com que você trata o seu processo criativo, seu negócio e seu produto. 

Quando você transmite esse amor através das suas fotografias dos seus produtos você impacta, você inspira e você vende!

Se quiser dar uma olhadinha no meu trabalho e se inspirar um pouco mais sobre a fotografia de produto com celular e também sobre criatividade, passa lá no @cahandmade.co e sinta-se em casa! Vai ser um prazer ter você comigo.

Artigo escrito por: Diany Novelli

Artigo escrito por: Diany Novelli

17 de agosto de 2021

Criativa, publicitária, produtora de conteúdo, empreendedora e fundadora do Creative Atelier Handmade (@cahandmade.co). Ministra o Curso de Composição Fotográfica para micro e pequenos empreendedores.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos produtos

Consultoria

 

Check-up curso online

Você também vai gostar de ler 👇