Como escolher sua próxima leitura?

por | nov 29, 2021 | Dicas de estudo, Organização

Acredito que tanto para leitores vorazes, quanto para aqueles que não sabem por onde começar, escolher a próxima leitura é sempre um desafio, já que para ambos, as possibilidades são infinitas. Eu sempre fico na dúvida de qual livro escolher, então acabei desenvolvendo alguns métodos para me ajudar nesses momentos e espero que te ajude também!

1. Olhe para sua estante

Sua próxima leitura pode estar a passos de distância
Sua próxima leitura pode estar a passos de distância

Primeiramente, antes de embarcar em uma compra, olhe para os livros que você já tem, pegue, folheie, leia a sinopse ou o primeiro parágrafo e veja se algum deles desperta sua curiosidade. Às vezes, além de economizar, esse processo de exploração pode ser muito prazeroso, um momento com você mesmo, de descoberta do que você quer ler naquele momento e do seu humor.

2. Busque indicações para a próxima leitura

O Instagram oferece um mundo vasto de perfis literários, assim como o Bel Books (https://www.instagram.com/bel.books/), e lá você pode conhecer livros novos, saber mais sobre eles, buscar perfis que falem mais sobre o tipo de leitura que você busca, e assim, nunca mais ficar sem um próximo livro. Esses são alguns dos perfis que gosto bastante de acompanhar:

https://www.instagram.com/buenos_livros/

https://www.instagram.com/readandthink_2018/

https://www.instagram.com/conectabooks/

3. Converse com seus amigos

Nada melhor que uma indicação de um querido!

Muitas vezes, o assunto livros não surge em uma mesa de bar, mas sempre tem algum amigo lendo alguma coisa boa e pronto pra dar uma indicação. Mande uma mensagem para aquele seu amigo que você sabe que tem bom gosto e gosta de ler e tenho certeza de que ele terá uma ótima recomendação para você!

4. Vá a uma livraria para encontrar sua próxima leitura

Só cuidado para não se empolgar!

Pra mim, um dos passeios mais gostosos é ir a uma livraria, folhear os livros, explorar as prateleiras de lançamentos, mais vendidos e observar as capas, ler as sinopses, sentir o tamanho e o peso de cada livro (coisa que se perde em uma compra na internet). E, em caso de dúvidas, sempre tem algum livreiro pronto pra dar uma boa indicação!

5. Analise seu humor

A leitura tem que ser um momento de prazer, então tente entender o que você está sentindo no momento, para então escolher um livro. Se estiver triste, talvez seja a hora de pegar algo mais leve, ou algo mais romântico, ou algum suspense para se desligar do mundo e imergir totalmente na leitura! O importante é que esteja de acordo com o seu humor. O que “tem que” ser lido, é o que você quer ler!

E prepare-se para a leitura 🙂

Se ainda assim, mesmo após as dicas, ainda não sabe por onde começar, você pode dar uma olhada na última coluna que escrevi aqui no blog da Rede Pivo, onde falei sobre cinco livros que me marcaram na trajetória de leitora! E sempre que quiser, só me mandar mensagem no @bel.books que ficarei super feliz em ajudar!

E se você escolheu um livro e viu que a leitura não estava rendendo, tudo bem, nem sempre a gente sabe o que quer! Guarde ele na estante e comece da dica 1. Enfim, a vida é muito curta pra ler o que a gente não gosta!

Artigo escrito por: Bel Terenzi

Artigo escrito por: Bel Terenzi

29 de novembro de 2021

Designer, apaixonada por literatura e por tudo que esse mundo pode nos proporcionar. Trabalha com produção de conteúdo e está sempre buscando descobrir novos mundos através dos livros e compartilhar essas experiências. Siga no Instagram: @bel.books

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos produtos

Consultoria

 

Check-up curso online

Você também vai gostar de ler 👇