Marketing de referência: como atrair novos clientes com o poder da divulgação boca a boca?

por | maio 30, 2022 | Marketing Consciente, Marketing Digital, Redes sociais

Muito se fala na internet sobre estratégias de marketing digital, mas existem estratégias no marketing tradicional que trazem ótimos resultados quando aplicadas ao ambiente online. O marketing de referência, a famosa divulgação boca a boca, é um desses casos.

Existe uma série de estratégias que incentivam clientes a indicarem o seu negócio para outras pessoas e quando falamos em internet esse número é ainda maior, porque foge da bolha de parentes e amigos mais próximos.

Até quem não segue esses clientes pode ter contato com a indicação através de buscas, hashtags e compartilhamentos. Ou seja: ser referência pra alguém na internet é sim muito relevante.

Nesse post você conhecerá mais sobre o marketing de referência na internet e vai descobrir alguns caminhos para aplicá-lo no seu negócio.

O que é marketing de referência?

O marketing de referência é basicamente um conjunto de ações criadas para estimular a promoção da sua marca através da famosa indicação boca a boca. Através dessas ações, é possível aumentar a quantidade de clientes e usuários que recomendam seu produto/serviço para outras pessoas.

Quais os benefícios do marketing de referência?

O maior benefício em conquistar a divulgação boca a boca, por parte dos seus clientes, é que você consegue gerar mais confiança em outros consumidores.

Isso acontece porque hoje em dia o padrão de confiança do consumidor mudou, as pessoas são muito mais propensas a confiar em pessoas comuns, do que em grandes ações publicitárias. Nesse sentido, ter clientes divulgando e recomendando sua marca é uma oportunidade de ouro!

Mais vendas, mais clientes fidelizados, mais resultados de engajamento nas redes sociais (compartilhamentos e marcações principalmente), clientes produzindo resenhas sobre o que sua marca oferece e uma aceleração no processo de compra, são alguns dos efeitos perceptíveis do Marketing de referência.

Essas indicações também acontecem fora das redes, no cotidiano de quem teve contato com a marca no online, mas fez a recomendação presencialmente.

Só existem pontos positivos em levar a palavra adiante. Quanto mais falarem de você, maior será impacto e os resultados!

Como aplicar a divulgação boca a boca no seu negócio?

“Mas como estimular a divulgação boca a boca na prática”? Existem algumas estratégias e atitudes que você pode tomar no seu planejamento digital incentivar seus clientes. A seguir você vai conhecer as principais:

Programas de fidelidade

Fidelizar clientes também faz com que eles indiquem sua marca, por isso é bacana elaborar iniciativas temporárias ou ilimitadas que possam trazer vantagens para os consumidores, principalmente se você oferece produtos/serviços de consumo recorrente.

Você pode criar um clube de vantagens e um sistema de pontos (a cada compra ou ação são acumulados pontos que podem ser trocados por algum produto, serviço ou desconto). Isso irá prolongar o relacionamento com a marca e aumentará as chances desses benefícios serem compartilhados para mais pessoas.

Benefícios por indicações

Muitos apps atualmente (o Tiktok, por exemplo) utilizam a estratégia de oferecer benefícios em troca de indicações. Você pode oferecer um cupom de desconto ou brinde, caso uma pessoa compre da sua marca usando o código de algum cliente ou compartilhe posts dos seus produtos com um número X de amigos.

Perfil da Pantys no Instagram: cada post = 1 doação (Fonte: instagram/2022)

Uma marca que tem uma estratégia muito interessante nesse sentido é a Pantys. A a estratégia da marca é a seguinte: quem postar a foto de um produto no instagram inserindo o @ da marca contribui com a doação de uma calcinha Pantys para uma ONG ou projeto parceiro da empresa. Após a postagem, a marca coloca nos comentários do post uma informação dizendo para qual organização a calcinha doada foi enviada.

Existem diversas formas de oferecer benefícios em troca de um compartilhamento ou indicação. Vale liberar a criatividade e fazer bom uso das ferramentas disponíveis na internet.

Atendimento

Um bom atendimento faz diferença em como seu negócio vai ser visto por clientes e clientes em potencial. É fundamental ajudar o cliente no momento da compra.

Mostre que você está presente durante todo o processo passando mais segurança e proximidade com quem está do outro lado. Tire dúvidas, busque soluções e ofereça facilidades.

Não deixe de se comunicar com o cliente após a compra. Peça feedbacks e mantenha contatos periódicos por e-mail pra mostrar novidades, informações e ofertas. Construa de fato um relacionamento.

Experiência do cliente

Uma experiência positiva e surpreendente é o objetivo da experiência do cliente. Ela está presente em todos os tipos de contato que a sua marca tem antes, durante e depois de uma compra: a identidade, o posicionamento, a comunicação, os projetos, os canais físicos e digitais… É um conjunto de ações que garantem um cliente satisfeito e defensor da marca.

A experiência do cliente está diretamente ligada ao marketing de referência. Ela ajuda a fidelizar clientes, conquistar indicações e criar uma legião de pessoas apaixonadas pelo que você faz e que acreditam no posicionamento do negócio.

Quando você se certifica de que está oferecendo uma excelente experiência para seu cliente em todos os pontos de contato dele com sua marca, você garante índices cada vez maiores de divulgação boca a boca.

Boa estratégia nas redes sociais

Ter uma linguagem e identidade nas redes sociais contribui para o crescimento da sua audiência. Conteúdos pensados em solucionar problemas, informar, ensinar e divertir também mantém seu público mais engajado e disposto a compartilhar suas postagens.

Não esqueça também de criar um planejamento de conteúdo para conseguir melhorar sua produtividade e criar publicações mais relevantes e atraentes. Criamos um post para te contar Como fazer o planejamento de conteúdo digital do seu negócio. Vai lá dar uma olhadinha!

Depoimentos

O feedback é poderosíssimo na hora de conquistar novas vendas! Compartilhando no seu site e rede sociais depoimentos de pessoas que já compraram com você, fica bem mais fácil transmitir segurança para outros possíveis clientes.

A indicação se dá pelo depoimento real de quem já comprou. Com essas informações em mãos você vai conquistar mais pessoas e mais recomendações! Por isso, não esqueça de pedir feedbacks!

Dos velhos métodos às novas oportunidades

Com tantas informações por aí fica difícil se atualizar e aplicar as estratégias atuais do mercado digital, mas não se esqueça de que os princípios na maioria das vezes são antigos. O marketing de referência prova que é possível promover sua marca através de estímulos “tradicionais”, como as velhas indicações, mas com o toque do mundo digital. E assim tudo vai evoluindo e se adaptando.

Curtiu o post? Comente o que achou do conteúdo e compartilhe pra que outras pessoas possam conhecer o marketing de referência! 

Artigo escrito por: Yasmin Araújo

Artigo escrito por: Yasmin Araújo

30 de maio de 2022

Jornalista amante da criação de conteúdo online e apaixonada pelo mundo do empreendedorismo. Trabalha para que marcas conscientes e negócios sustentáveis sejam grandes referências no futuro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check-up da Marca

Crie uma marca apaixonante em todos os detalhes. Esse é um curso de Branding voltado a realidade de quem tem um pequeno negócio!

Imersão Conteúdo do Seu Jeito

Chega de postar por postar e ficar ansioso com a produção de conteúdo.  Você pode criar conteúdo do seu jeito, sem regras e ter muitos resultados!